quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CURRICULO

Definição curriculo

A escola, não é apenas um espaço social emancipatório ou libertador, mas também é um cenário de socialização da mudança. Sendo um ambiente social, tem um duplo currículo, o explicito e o formal, o oculto e informal. A prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e valores. O Currículo educativo representa a composição dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. Ele é proposto pelo trabalho pedagógico nas escolas.

Atualmente, o currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.

Hoje existem várias formas de ensinar e aprender e umas delas é o currículo oculto. Para Silva, o currículo oculto é “o conjunto de atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte explícita do currículo, mas que são implicitamente ensinados através das relações sociais, dos rituais, das práticas e da configuração espacial e temporal da escola”.

Ao pensarmos no homem como um ser histórico, também refletiremos em um currículo que atenderá, em épocas diferentes a interesses, em certo espaço e tempo histórico. Existe uma diferença conceitual entre currículo, que é o conjunto de ações pedagógicas e a matriz curricular, que é a lista de disciplinas e conteúdos do currículo.

O Currículo, não é imparcial, é social e culturalmente definido, reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo.

O currículo é um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder. A cultura é o conteúdo da educação, sua essência e sua defesa, e currículo é a opção realizada dentro dessa cultura. As teorias críticas nos informam que a escola tem sido um lugar de subordinação e reprodução da cultura da classe dominante, das elites, da burguesia. Porém, com a pluralidade cultural, aparece o movimento de exigência dos grupos culturais dominados que lutam para ter suas raízes culturais reconhecidas e representadas na cultura nacional, pois por trás das nossas diferenças, há a mesma humanidade.

Há várias formas de composição curricular, mas os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que os modelos dominantes na escola brasileira, multidisciplinar e pluridisciplinar, marcados por uma forte fragmentação, devem ser substituídos, na medida do possível, por uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar.

Para elaboração de um currículo escolar devemos levar em consideração as vertentes caracterizadas pela: ontologia (trata da natureza do ser); epistemologia (define a natureza dos conhecimentos e o processo de conhecer); axiologia (preocupa-se com a natureza do bom e mau, incluindo o estético). As ciências nos mostram que não há desenvolvimento sustentado sem o capital social, gerador de inovação, de responsabilidade e de participação cívica. E que a escolarização é a condição fundamental de acesso à cultura, ao sentido crítico, à participação cívica, ao reconhecimento do belo, e ao respeito pelo outro.

PROJETOS ENVOLVENDO MÍDIAS




PLANO DE AULA
CONSTRUINDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO HAGAQUE COM OS TEMAS DO TUNEL MULTIMÍDIA.
Para quem nunca utilizou um programa de histórias em quadrinhos ou acessou algum site que disponibilize construir na internet, aconselho dar uma lida na postagem que fiz em meu outro Blog - Informática e Educação; tudo é muito simples, principalmente o programa HAGAQUê, que pode ser instalado na escola.
Objetos criam vida na HQ – produção no computador
A história em quadrinhos (HQ) geralmente está associada às linguagens verbal e visual, envolvendo elementos como personagens, tempo, espaço e acontecimentos organizados em seqüência, numa relação de causa e efeito. A expressão verbal costuma aparecer nos balões, nas legendas (ou letreiros), onomatopéias e interjeições. O uso de imagens e representação de gestos compõe a linguagem não-verbal, essencial à criação de uma HQ.
No universo da HQ, portanto, pode-se desenvolver com os alunos um trabalho que explore diferentes linguagens e, ao mesmo tempo, tratar dos mais diversos assuntos: política, ciência, sociedade, esportes, humor, hábitos, entre outros.
ATIVIDADE
Este plano de aula poderá abranger de forma interdisciplinar as áreas de Artes (para a pesquisa iconográfica e os conceitos de histórias em quadrinhos), Língua Portuguesa (para a construção de narrativa, diálogos e revisão de texto) e Ciências, a qual explora ploblemas encontrados no ambiente em que vivemos.
PÚBLICO-ALVO
4º anos
OBJETIVO GERAL
Essa atividade propõe, por meio de uma abordagem educomunicativa, produzir uma história em quadrinho que permita aos alunos criarem e vivenciarem, com textos e desenhos sobre o meio ambiente e suas modificaçoes, bem como o aquecimento global.


OBJETIVOS ESPECIFICOS
Criar uma HQ com linguagem verbal e visual.
Criar personagens utilizando objetos e acrescentando detalhes.
Utilizar os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.
Utilizar com autonomia os recursos do programa HAGAQUê ou outro criador de HQs na internet para criação de desenhos ou remodelagem.
Dar tratamento à imagem pesquisada na Internet.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Computador com acesso à Internet, programa para montar HQs hagaquê, projetor multimídia, gibis, jornais e revistas, lápis, caderno, folhas, portal do professor.
DESENVOLVIMENTO
Produzir uma história em quadrinhos é, em geral,uma atividade coletiva(há quem escreva,quem desenhe, quem pinte)e pode ser desenvolvida em três etapas:
Primeira etapa:
pesquisar no:
cada um sobre seu tema
-Multimídia: Poluição do ar atmosférico
-Multimidia: Degradação do solo
-Multimidia: Escassez da água
-Multimidia: Água um meio universal
-Multimidia: Alteraçoes climáticas
-Multimidia: Camada de ozônio
-Multimidia: Saneamento básico
-Multimidia: Explosão demografica
-Multimidia: Lixo e soluções
-Multimidia: O ar atmosférico
após a pesquisa sobre o tema, cada aluno terá uma tema diferente. O professor na disciplina de Lingua Portuguesa pode incentivá-los tomando como apoio a idéia de que quadrinhos são seqüenciais e, portanto, contam uma história que tem começo,meio e fim.
Nessa etapa, os alunos irão escrever
as falas para seus personagens e começar a dividir a ação em quadros.
Segunda etapa:
É a hora da escolha do posicionamento para os personagens nos quadros..
A criatividade dos alunos para desenhos e cores darão vida aos textos por eles mesmos criados a partir das aulas e por meio das pesquisas no site do portal do professor.
Terceira etapa:
após a execução das histórias em quadrinhos, no caderno, os alunos são apresentados ao hagaquê, no qual farão a história que montaram no caderno.
-Quarta etapa:
faça um novo grande círculo nA sala de aula e peça aos alunos que façam uma reflexão conjunta sobre a experiência que tiveram ao aprender no site do portal do professor e no hagaquê e recriar, com os próprios estilos de histórias em quadrinhos, o tema estudado.
Oferecendo repertório
De posse de gibis, jornais, revistas e o site portal do professor, o professor faz a leitura da estrutura da HQ com os alunos.
Proponha o tema para a elaboração de uma HQ, o repertório está no site do portal do professor no tunel das multimídias, que pode ser pesquisado na Internet em outros sites também.
Para organizar o trabalho, os alunos podem utilizar um “rascunho” de papel.
Revisão
Após a elaboração da HQ, é preciso revisá-la. Proponha aos alunos que analisem os seguintes aspectos:
O cenário está de acordo com o tempo e o espaço da ação do texto?
Os balões estão dispostos de modo a que o leitor identifique quem é o personagem que fala?
Foram usados corretamente onomatopéias e outros recursos de expressão?
As palavras e expressões usadas estão grafadas de modo correto?
Há seqüência e lógica no texto da HQ e o número de quadrinhos foi suficiente para o entendimento da história?
Solicite então que os alunos façam a reescrita, se necessário, e os ajustes finais para a apresentação.
Apresentar a HQ para a classe Utilizando o projetor multimídia, as histórias serão apresentadas para a classe, que poderá fazer comentários. É interessante que o grupo expositor conte como foi o seu processo de criação.
AVALIAÇÃO
Retomando os objetivos
Nesse momento, o professor deve avaliar a produção das HQ e também das pesquisas observando os seguintes aspectos:
Apresenta as características do gênero HQ?
O tema abordado está claro?
As ilustrações são criativas e dentro do contexto?
Os recursos estruturais e tecnológicos foram utilizados adequadamente?
Retomando os registros iniciais
Os alunos devem retomar seus registros iniciais e refletir sobre o que aprenderam com a proposta, tanto em relação ao uso das ferramentas quanto à estrutura da HQ, e comparar com o que sabiam antes.O professor também deve retomar as anotações iniciais e fazer uma roda de conversa com os alunos, comparando juntos as aprendizagens da classe.




v

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

aplicação do plano de aula


Aplicação do Plano de Aula
 A aula foi muito interessante,  os alunos participaram  e contribuíram para  o bom  desenvolvimento do trabalho . Por ser uma turma de educação infantil ,  abordamos o tema de maneira clara e objetiva,  trabalhando passo a passo para atingir os objetivos  propostos .Não ouve imprevistos,  as aulas ocorreram num clima de tranquilidade ,  obtendo boa  aprendizagem , através de novas experiências  vivenciadas em sala de aula, os  trabalhos  realizados em grupos foram de grande importância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos . Os alunos sanaram dúvidas e trocaram  experiências . O trabalho foi muito legal   . As atividades  foram realizadas com sucesso envolvendo  todos em sua concretização , foram feitos painéis sobre os meios de transportes diferenciando  os meios  de transporte  terrestres , aquáticos  , aéreos  . E muitas  outras atividades que auxiliaram no entendimento e diferenciação dos  meios de transportes e maior conhecimento  sobre o assunto . Os objetivos planejados foram atingidos .

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PLANO DE AULA "MEIOS DE TRANSPORTE!"

PLANO DE AULA  SOBRE MEIOS DE TRANSPORTE.
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educação Infantil
Natureza e sociedade
Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:   
Conhecer vários tipos de meios de transportes.
Perceber as diferenças e semelhanças entre os transportes.
Representar esses transportes tridimensionalmente  
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1– OS TRANSPORTES QUE CONHEÇO
1º Momento:O professor deverá conversar com as crianças na roda sobre os transportes que elas conhecem a partir de algumas indagações,como:
O que é um transporte?
Quais os transportes que vocês conhecem?
Como eles se locomovem? 
Qual o transporte que você utiliza para chegar à escola?
 O professor deverá registrar as falas das crianças e colocar no mural da sala.
2º Momento: O professor deverá levar para sala de aula alguns materiais como: enciclopédias, gravuras, revistas, livros e páginas da internet, e solicitar que as crianças se  agrupem em pequenos grupos para pesquisarem o material e responderem as questões e curiosidades anteriores. Em cada grupo deverá ter uma ou mais crianças que já construíram a linguagem oral e escrita. Nesse momento o professor deverá circular na sala mediando os grupos.
 Depois que todos os grupos pesquisaram o material, o/a professor/a deverá pedir que cada grupo compartilhe com os demais a sua pesquisa.
3º Momento: O professor deverá montar com as crianças um mural com as questões respondidas e as gravuras reservadas para cada questão.
Atividade 2 – DESTACANDO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS TRANSPORTES.
1ºMomento:O/a professor/a deverá levar um “saco surpresa”com vários brinquedos de transportes para a sala de aula, à medida que for tirando o brinquedo do saco pedir que as crianças o identifiquem. Indagando:
Que transporte é este?
Como ele se locomove?
O que ele transporta?
O que ele necessita para se locomover?
Quem pode ser o condutor deste transporte?
 , O/a professor/a deverá fazer uma listagem com o nome dos transportes identificados, e anexar no mural.
2ºMomento:O/a professor/a deverá entregar a cada grupo dois brinquedos (transportes) e solicitar que as crianças os identifiquem, destacando suas semelhanças e diferenças:
O que eles têm de parecido?
O que os diferencia?
Como cada um se locomove?
Quem pode ser o condutor?
Qualquer pessoa poderá conduzir esses transportes?
Navio x barco
Jangada x prancha
Ônibus x alternativos
Trem x metro
Carro x carroça
Bicicleta x moto

Depois o/a professor/a deverá sentar com cada grupo e servir de escriba para registrar as idéias das crianças. Em seguida, o/a professor/a deverá registrar as falas das crianças em uma cartolina, e pedir que as crianças ilustrem o cartaz dos meios de transportes.
3ºMomento: Depois, o/a professor/a deverá sentar na roda com as crianças e solicitar a cada grupo que apresente sua pesquisa ao restante dos grupos, se no momento da apresentação surgir outras idéias. O/a professora/a deverá acrescentar no painel as falas dos outros grupos. Obs: os registros devem ser afixados no mural.
Atividade 3 - OFICINA DOS MEIOS DE TRANSPORTES
Obs:O professor deverá pedir às crianças que levem caixas de vários formatos e tamanhos diferentes.
1º Momento:O professor deverá sentar com as crianças na roda e combinar com elas quais os transportes que cada grupo irá construir utilizando vários materiais (caixas, embalagens, botões, tampas de garrafas, garrafas pets, papelão, EVA, lantejoula, cordão, tintas, sementes, etc). Depois que ficar estipulado qual o meio de transporte que cada grupo irá representar o/a professor/a deverá organizar os materiais numa mesa e cada grupo deverá escolher o material que irá utilizar. Em seguida cada grupo irá para sua mesa com seus materiais, e à medida que os grupos forem discutindo, elaborando e construindo seu meio de transporte, o/a professor/a deverá circular entre os grupos mediando às produções e levantando algumas questões:
Qual é a forma do meio de transporte que vocês estão construindo?
Lembrem-se da proporção do tamanho das rodas, todas devem ser iguais?
Pode a janela ser maior que a porta?
As velas do barco ficam em que posição?
Como vocês podem resolver o problema?
Qual solução o grupo apresenta?
Auxiliando assim as crianças que não estiverem sabendo como proceder para a construção do seu meio de transporte. Depois cada grupo deverá apresentar ao restante da sala as suas produções especificando o seu meio de transporte.
2º Momento:O professor deverá sentar com as crianças na roda e combinar com elas como serão construídas as vias para os transportes que as crianças fizeram no momento anterior. Levar para a roda várias folhas de papel madeira ou o cartolina peso 40. Se necessário colar várias folhas. O/a professor/a deverá solicitar que as crianças desenhem as vias para cada tipo de meio de transporte, conversando com as crianças sobre suas características e deixar que cada grupo no espaço determinado vá desenhando. Depois, de discutido e desenhado as vias, o grupo deverá decidir sobre a pintura e ornamentação do ambiente.
Atividade 4: BRINCANDO COM OS MEIOS DE TRANSPORTES
1º Momento: O professor deverá levar para a roda os transportes que foram construídos, juntamente com as vias que fizeram e promover um momento de brincadeira, no qual as crianças irão identificar o transporte e por onde ele deve percorrer – estrada, trilho, água, céu. Nesse momento, deixar que as crianças explorem todo o espaço construído.
2º Momento:Depois o/a professor/a poderá sugerir que os meios de transporte construídos pelas crianças fiquem numa estante/canto da sala, assim todas as crianças poderão brincar com os transportes, quer seja no momento do parque ou em outros momentos, os brinquedos poderão ser lavados ao tanque de areia da escola, onde poderão construir vias, cavar a areia e colocar água para ser o lago. Depois, cada criança terá a liberdade de conduzir seu transporte num momento lúdico e criativo.
Recursos Complementares
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte 
Avaliação
Avaliar se as crianças:
Identificaram vários tipos de meios de transportes.
Perceberam as diferenças e semelhanças entre os transportes.
Representaram esses transportes tridimensionalmente através da construção dos transportes.
Identificaram os transportes e as vias por onde devem percorrer.
Trabalharam em equipe com os colegas esperando a vez e respeitando a obra de cada um.
Brincaram com os meios de transportes.vv