quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PLANO DE AULA "MEIOS DE TRANSPORTE!"

PLANO DE AULA  SOBRE MEIOS DE TRANSPORTE.
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educação Infantil
Natureza e sociedade
Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:   
Conhecer vários tipos de meios de transportes.
Perceber as diferenças e semelhanças entre os transportes.
Representar esses transportes tridimensionalmente  
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1– OS TRANSPORTES QUE CONHEÇO
1º Momento:O professor deverá conversar com as crianças na roda sobre os transportes que elas conhecem a partir de algumas indagações,como:
O que é um transporte?
Quais os transportes que vocês conhecem?
Como eles se locomovem? 
Qual o transporte que você utiliza para chegar à escola?
 O professor deverá registrar as falas das crianças e colocar no mural da sala.
2º Momento: O professor deverá levar para sala de aula alguns materiais como: enciclopédias, gravuras, revistas, livros e páginas da internet, e solicitar que as crianças se  agrupem em pequenos grupos para pesquisarem o material e responderem as questões e curiosidades anteriores. Em cada grupo deverá ter uma ou mais crianças que já construíram a linguagem oral e escrita. Nesse momento o professor deverá circular na sala mediando os grupos.
 Depois que todos os grupos pesquisaram o material, o/a professor/a deverá pedir que cada grupo compartilhe com os demais a sua pesquisa.
3º Momento: O professor deverá montar com as crianças um mural com as questões respondidas e as gravuras reservadas para cada questão.
Atividade 2 – DESTACANDO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS TRANSPORTES.
1ºMomento:O/a professor/a deverá levar um “saco surpresa”com vários brinquedos de transportes para a sala de aula, à medida que for tirando o brinquedo do saco pedir que as crianças o identifiquem. Indagando:
Que transporte é este?
Como ele se locomove?
O que ele transporta?
O que ele necessita para se locomover?
Quem pode ser o condutor deste transporte?
 , O/a professor/a deverá fazer uma listagem com o nome dos transportes identificados, e anexar no mural.
2ºMomento:O/a professor/a deverá entregar a cada grupo dois brinquedos (transportes) e solicitar que as crianças os identifiquem, destacando suas semelhanças e diferenças:
O que eles têm de parecido?
O que os diferencia?
Como cada um se locomove?
Quem pode ser o condutor?
Qualquer pessoa poderá conduzir esses transportes?
Navio x barco
Jangada x prancha
Ônibus x alternativos
Trem x metro
Carro x carroça
Bicicleta x moto

Depois o/a professor/a deverá sentar com cada grupo e servir de escriba para registrar as idéias das crianças. Em seguida, o/a professor/a deverá registrar as falas das crianças em uma cartolina, e pedir que as crianças ilustrem o cartaz dos meios de transportes.
3ºMomento: Depois, o/a professor/a deverá sentar na roda com as crianças e solicitar a cada grupo que apresente sua pesquisa ao restante dos grupos, se no momento da apresentação surgir outras idéias. O/a professora/a deverá acrescentar no painel as falas dos outros grupos. Obs: os registros devem ser afixados no mural.
Atividade 3 - OFICINA DOS MEIOS DE TRANSPORTES
Obs:O professor deverá pedir às crianças que levem caixas de vários formatos e tamanhos diferentes.
1º Momento:O professor deverá sentar com as crianças na roda e combinar com elas quais os transportes que cada grupo irá construir utilizando vários materiais (caixas, embalagens, botões, tampas de garrafas, garrafas pets, papelão, EVA, lantejoula, cordão, tintas, sementes, etc). Depois que ficar estipulado qual o meio de transporte que cada grupo irá representar o/a professor/a deverá organizar os materiais numa mesa e cada grupo deverá escolher o material que irá utilizar. Em seguida cada grupo irá para sua mesa com seus materiais, e à medida que os grupos forem discutindo, elaborando e construindo seu meio de transporte, o/a professor/a deverá circular entre os grupos mediando às produções e levantando algumas questões:
Qual é a forma do meio de transporte que vocês estão construindo?
Lembrem-se da proporção do tamanho das rodas, todas devem ser iguais?
Pode a janela ser maior que a porta?
As velas do barco ficam em que posição?
Como vocês podem resolver o problema?
Qual solução o grupo apresenta?
Auxiliando assim as crianças que não estiverem sabendo como proceder para a construção do seu meio de transporte. Depois cada grupo deverá apresentar ao restante da sala as suas produções especificando o seu meio de transporte.
2º Momento:O professor deverá sentar com as crianças na roda e combinar com elas como serão construídas as vias para os transportes que as crianças fizeram no momento anterior. Levar para a roda várias folhas de papel madeira ou o cartolina peso 40. Se necessário colar várias folhas. O/a professor/a deverá solicitar que as crianças desenhem as vias para cada tipo de meio de transporte, conversando com as crianças sobre suas características e deixar que cada grupo no espaço determinado vá desenhando. Depois, de discutido e desenhado as vias, o grupo deverá decidir sobre a pintura e ornamentação do ambiente.
Atividade 4: BRINCANDO COM OS MEIOS DE TRANSPORTES
1º Momento: O professor deverá levar para a roda os transportes que foram construídos, juntamente com as vias que fizeram e promover um momento de brincadeira, no qual as crianças irão identificar o transporte e por onde ele deve percorrer – estrada, trilho, água, céu. Nesse momento, deixar que as crianças explorem todo o espaço construído.
2º Momento:Depois o/a professor/a poderá sugerir que os meios de transporte construídos pelas crianças fiquem numa estante/canto da sala, assim todas as crianças poderão brincar com os transportes, quer seja no momento do parque ou em outros momentos, os brinquedos poderão ser lavados ao tanque de areia da escola, onde poderão construir vias, cavar a areia e colocar água para ser o lago. Depois, cada criança terá a liberdade de conduzir seu transporte num momento lúdico e criativo.
Recursos Complementares
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte 
Avaliação
Avaliar se as crianças:
Identificaram vários tipos de meios de transportes.
Perceberam as diferenças e semelhanças entre os transportes.
Representaram esses transportes tridimensionalmente através da construção dos transportes.
Identificaram os transportes e as vias por onde devem percorrer.
Trabalharam em equipe com os colegas esperando a vez e respeitando a obra de cada um.
Brincaram com os meios de transportes.vv

4 comentários:

  1. In this part, the format is still c8play kiosk important to us, as the form of integration in the manner of services provided by additional media is becoming a portion we can see.

    ResponderExcluir
  2. I was searching for that post quick e casino igre
    a long time... fortunately I found it on right time...Thanks again for sharing.http://edwinespana.simplesite.com/

    ResponderExcluir
  3. "Slots" is now a agreed popular betting game. Players try to figure out how to performance slot machines to win more child maintenance to win this game. Which can be said to be unconventional casino royale full movie hindi mai game of slot robot casino, easy to play. Because there is no compulsion to think critically. Finding a recipe or technique to use after that includes a game that is simple to understand, simple to play, and has a lot of money to win. And a variety of lovely colored patterns, consequently slot machines are no question popular in and overseas.
    In slot machines, automatic gaming machines are set happening where gamblers area bets where experienced people invented and experimented bearing in mind slot machine technology to earn more cash. This is a easy technology that anyone can attain the following.

    ResponderExcluir
  4. Slots are considered substitute well-liked game on the world. Including Las Vegas because this console has utterly easy and fascinating gameplay. At the thesame time, it can make big profits for many players. What is the biggest profit of the slot machine ever? Let's agree to a look at the 5 biggest slot machine prizes we allow in Las Vegas.
    The 5th occurred upon June 1 of that year, a young person man from Illinois. The 49-year-old financial james bond movies casino royale cast adviser approved to pay in slot machines at Caesars Palace for $ 10, but at the era he made a high profit. Or playing money, it s very nearly Baht.The fourth place occurred upon May 27. The 74-year-old woman established to attempt a slot machine. The outcome is a jackpot lined happening in the game route. Can earn her high sum or hit money, which is approximately Baht.

    ResponderExcluir