PLANO DE AULA
CONSTRUINDO HISTÓRIAS EM
QUADRINHOS NO HAGAQUE COM OS TEMAS DO TUNEL MULTIMÍDIA.
Para quem nunca utilizou um
programa de histórias em quadrinhos ou acessou algum site que
disponibilize construir na internet, aconselho dar uma lida na
postagem que fiz em meu outro Blog - Informática e Educação; tudo
é muito simples, principalmente o programa HAGAQUê, que pode ser
instalado na escola.
Objetos criam vida na HQ –
produção no computador
A história em quadrinhos (HQ)
geralmente está associada às linguagens verbal e visual, envolvendo
elementos como personagens, tempo, espaço e acontecimentos
organizados em seqüência, numa relação de causa e efeito. A
expressão verbal costuma aparecer nos balões, nas legendas (ou
letreiros), onomatopéias e interjeições. O uso de imagens e
representação de gestos compõe a linguagem não-verbal, essencial
à criação de uma HQ.
No universo da HQ, portanto,
pode-se desenvolver com os alunos um trabalho que explore diferentes
linguagens e, ao mesmo tempo, tratar dos mais diversos assuntos:
política, ciência, sociedade, esportes, humor, hábitos, entre
outros.
ATIVIDADE
Este plano de aula poderá
abranger de forma interdisciplinar as áreas de Artes (para a
pesquisa iconográfica e os conceitos de histórias em quadrinhos),
Língua Portuguesa (para a construção de narrativa, diálogos e
revisão de texto) e Ciências, a qual explora ploblemas encontrados
no ambiente em que vivemos.
PÚBLICO-ALVO
4º anos
OBJETIVO GERAL
Essa atividade propõe, por meio
de uma abordagem educomunicativa, produzir uma história em quadrinho
que permita aos alunos criarem e vivenciarem, com textos e desenhos
sobre o meio ambiente e suas modificaçoes, bem como o aquecimento
global.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Criar uma HQ com linguagem
verbal e visual.
Criar personagens utilizando
objetos e acrescentando detalhes.
Utilizar os recursos de
expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.
Utilizar com autonomia os
recursos do programa HAGAQUê ou outro criador de HQs na internet
para criação de desenhos ou remodelagem.
Dar tratamento à imagem
pesquisada na Internet.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Computador com acesso à
Internet, programa para montar HQs hagaquê, projetor multimídia,
gibis, jornais e revistas, lápis, caderno, folhas, portal do
professor.
DESENVOLVIMENTO
Produzir uma história em
quadrinhos é, em geral,uma atividade coletiva(há quem escreva,quem
desenhe, quem pinte)e pode ser desenvolvida em três etapas:
–Primeira etapa:
pesquisar no:
cada um sobre seu tema
-Multimídia: Poluição do ar
atmosférico
-Multimidia: Degradação do
solo
-Multimidia: Escassez da água
-Multimidia: Água um meio
universal
-Multimidia: Alteraçoes
climáticas
-Multimidia: Camada de ozônio
-Multimidia: Saneamento básico
-Multimidia: Explosão
demografica
-Multimidia: Lixo e soluções
-Multimidia: O ar atmosférico
após a pesquisa sobre o tema,
cada aluno terá uma tema diferente. O professor na disciplina de
Lingua Portuguesa pode incentivá-los tomando como apoio a idéia de
que quadrinhos são seqüenciais e, portanto, contam uma história
que tem começo,meio e fim.
Nessa etapa, os alunos irão
escrever
as falas para seus personagens e
começar a dividir a ação em quadros.
–Segunda etapa:
É a hora da escolha do
posicionamento para os personagens nos quadros..
A criatividade dos alunos para
desenhos e cores darão vida aos textos por eles mesmos criados a
partir das aulas e por meio das pesquisas no site do portal do
professor.
–Terceira etapa:
após a execução das histórias
em quadrinhos, no caderno, os alunos são apresentados ao hagaquê,
no qual farão a história que montaram no caderno.
-Quarta etapa:
faça um novo grande círculo nA
sala de aula e peça aos alunos que façam uma reflexão conjunta
sobre a experiência que tiveram ao aprender no site do portal do
professor e no hagaquê e recriar, com os próprios estilos de
histórias em quadrinhos, o tema estudado.
Oferecendo repertório
De posse de gibis, jornais,
revistas e o site portal do professor, o professor faz a leitura da
estrutura da HQ com os alunos.
Proponha o tema para a
elaboração de uma HQ, o repertório está no site do portal do
professor no tunel das multimídias, que pode ser pesquisado na
Internet em outros sites também.
Para organizar o trabalho, os
alunos podem utilizar um “rascunho” de papel.
Revisão
Após a elaboração da HQ, é
preciso revisá-la. Proponha aos alunos que analisem os seguintes
aspectos:
O cenário está de acordo com o
tempo e o espaço da ação do texto?
Os balões estão dispostos de
modo a que o leitor identifique quem é o personagem que fala?
Foram usados corretamente
onomatopéias e outros recursos de expressão?
As palavras e expressões usadas
estão grafadas de modo correto?
Há seqüência e lógica no
texto da HQ e o número de quadrinhos foi suficiente para o
entendimento da história?
Solicite então que os alunos
façam a reescrita, se necessário, e os ajustes finais para a
apresentação.
Apresentar a HQ para a classe
Utilizando o projetor multimídia, as histórias serão apresentadas
para a classe, que poderá fazer comentários. É interessante que o
grupo expositor conte como foi o seu processo de criação.
AVALIAÇÃO
Retomando os objetivos
Nesse momento, o professor deve
avaliar a produção das HQ e também das pesquisas observando os
seguintes aspectos:
Apresenta as características do
gênero HQ?
O tema abordado está claro?
As ilustrações são criativas
e dentro do contexto?
Os recursos estruturais e
tecnológicos foram utilizados adequadamente?
Retomando os registros iniciais
Os alunos devem retomar seus
registros iniciais e refletir sobre o que aprenderam com a proposta,
tanto em relação ao uso das ferramentas quanto à estrutura da HQ,
e comparar com o que sabiam antes.O professor também deve retomar as
anotações iniciais e fazer uma roda de conversa com os alunos,
comparando juntos as aprendizagens da classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário