quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PROJETOS ENVOLVENDO MÍDIAS




PLANO DE AULA
CONSTRUINDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO HAGAQUE COM OS TEMAS DO TUNEL MULTIMÍDIA.
Para quem nunca utilizou um programa de histórias em quadrinhos ou acessou algum site que disponibilize construir na internet, aconselho dar uma lida na postagem que fiz em meu outro Blog - Informática e Educação; tudo é muito simples, principalmente o programa HAGAQUê, que pode ser instalado na escola.
Objetos criam vida na HQ – produção no computador
A história em quadrinhos (HQ) geralmente está associada às linguagens verbal e visual, envolvendo elementos como personagens, tempo, espaço e acontecimentos organizados em seqüência, numa relação de causa e efeito. A expressão verbal costuma aparecer nos balões, nas legendas (ou letreiros), onomatopéias e interjeições. O uso de imagens e representação de gestos compõe a linguagem não-verbal, essencial à criação de uma HQ.
No universo da HQ, portanto, pode-se desenvolver com os alunos um trabalho que explore diferentes linguagens e, ao mesmo tempo, tratar dos mais diversos assuntos: política, ciência, sociedade, esportes, humor, hábitos, entre outros.
ATIVIDADE
Este plano de aula poderá abranger de forma interdisciplinar as áreas de Artes (para a pesquisa iconográfica e os conceitos de histórias em quadrinhos), Língua Portuguesa (para a construção de narrativa, diálogos e revisão de texto) e Ciências, a qual explora ploblemas encontrados no ambiente em que vivemos.
PÚBLICO-ALVO
4º anos
OBJETIVO GERAL
Essa atividade propõe, por meio de uma abordagem educomunicativa, produzir uma história em quadrinho que permita aos alunos criarem e vivenciarem, com textos e desenhos sobre o meio ambiente e suas modificaçoes, bem como o aquecimento global.


OBJETIVOS ESPECIFICOS
Criar uma HQ com linguagem verbal e visual.
Criar personagens utilizando objetos e acrescentando detalhes.
Utilizar os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.
Utilizar com autonomia os recursos do programa HAGAQUê ou outro criador de HQs na internet para criação de desenhos ou remodelagem.
Dar tratamento à imagem pesquisada na Internet.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Computador com acesso à Internet, programa para montar HQs hagaquê, projetor multimídia, gibis, jornais e revistas, lápis, caderno, folhas, portal do professor.
DESENVOLVIMENTO
Produzir uma história em quadrinhos é, em geral,uma atividade coletiva(há quem escreva,quem desenhe, quem pinte)e pode ser desenvolvida em três etapas:
Primeira etapa:
pesquisar no:
cada um sobre seu tema
-Multimídia: Poluição do ar atmosférico
-Multimidia: Degradação do solo
-Multimidia: Escassez da água
-Multimidia: Água um meio universal
-Multimidia: Alteraçoes climáticas
-Multimidia: Camada de ozônio
-Multimidia: Saneamento básico
-Multimidia: Explosão demografica
-Multimidia: Lixo e soluções
-Multimidia: O ar atmosférico
após a pesquisa sobre o tema, cada aluno terá uma tema diferente. O professor na disciplina de Lingua Portuguesa pode incentivá-los tomando como apoio a idéia de que quadrinhos são seqüenciais e, portanto, contam uma história que tem começo,meio e fim.
Nessa etapa, os alunos irão escrever
as falas para seus personagens e começar a dividir a ação em quadros.
Segunda etapa:
É a hora da escolha do posicionamento para os personagens nos quadros..
A criatividade dos alunos para desenhos e cores darão vida aos textos por eles mesmos criados a partir das aulas e por meio das pesquisas no site do portal do professor.
Terceira etapa:
após a execução das histórias em quadrinhos, no caderno, os alunos são apresentados ao hagaquê, no qual farão a história que montaram no caderno.
-Quarta etapa:
faça um novo grande círculo nA sala de aula e peça aos alunos que façam uma reflexão conjunta sobre a experiência que tiveram ao aprender no site do portal do professor e no hagaquê e recriar, com os próprios estilos de histórias em quadrinhos, o tema estudado.
Oferecendo repertório
De posse de gibis, jornais, revistas e o site portal do professor, o professor faz a leitura da estrutura da HQ com os alunos.
Proponha o tema para a elaboração de uma HQ, o repertório está no site do portal do professor no tunel das multimídias, que pode ser pesquisado na Internet em outros sites também.
Para organizar o trabalho, os alunos podem utilizar um “rascunho” de papel.
Revisão
Após a elaboração da HQ, é preciso revisá-la. Proponha aos alunos que analisem os seguintes aspectos:
O cenário está de acordo com o tempo e o espaço da ação do texto?
Os balões estão dispostos de modo a que o leitor identifique quem é o personagem que fala?
Foram usados corretamente onomatopéias e outros recursos de expressão?
As palavras e expressões usadas estão grafadas de modo correto?
Há seqüência e lógica no texto da HQ e o número de quadrinhos foi suficiente para o entendimento da história?
Solicite então que os alunos façam a reescrita, se necessário, e os ajustes finais para a apresentação.
Apresentar a HQ para a classe Utilizando o projetor multimídia, as histórias serão apresentadas para a classe, que poderá fazer comentários. É interessante que o grupo expositor conte como foi o seu processo de criação.
AVALIAÇÃO
Retomando os objetivos
Nesse momento, o professor deve avaliar a produção das HQ e também das pesquisas observando os seguintes aspectos:
Apresenta as características do gênero HQ?
O tema abordado está claro?
As ilustrações são criativas e dentro do contexto?
Os recursos estruturais e tecnológicos foram utilizados adequadamente?
Retomando os registros iniciais
Os alunos devem retomar seus registros iniciais e refletir sobre o que aprenderam com a proposta, tanto em relação ao uso das ferramentas quanto à estrutura da HQ, e comparar com o que sabiam antes.O professor também deve retomar as anotações iniciais e fazer uma roda de conversa com os alunos, comparando juntos as aprendizagens da classe.




v

Nenhum comentário:

Postar um comentário